segunda-feira, 6 de junho de 2011

BOLETIM PEDAGÓGICO

Ao observarmos os índices de desempenhos dos nossos alunos no 1º bimestre, a coordenação pedagógica escolar mapeou as disciplinas consideradas “críticas” e propõem a implementação das ações com objetivo de promover uma aprendizagem significativa dos discentes, aprimorando as habilidades e competências, superando as dificuldades.

AÇÕES

* Identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem;

* Promover intervenções de acordo com as dificuldades apresentadas em sala de aula;

* Planejar e executar atividades interventivas de modo cooperativo em grupos de estudos;

* Apoio dos PCAs e dos PDTs juntamente com a coordenação escolar aos professores de cada disciplina nos planejamentos;

* Aulas complementares no laboratório de ciências e nos Laboratórios de Informática nos contra turnos, envolvendo os temas em que os alunos apresentam maiores dificuldades;

* Refletir e agir sobre a metodologia de aula, diversificando o uso dos recursos didáticos.

* Reforçar a aprendizagem dos alunos através de seminários, palestras, minicursos, exibição de vídeos e documentários (www.youtube.com.br), atividades complementares, leituras diversas e uso de softwares educativos (winplot e geogebra – construção de gráficos, Cmap tools – mapas conceituais, Jmol – Química, modellus – Física).

* Construir instrumentais de avaliação com base na matriz curricular e na matriz de referência do SPAECE/ENEM.

* Estabelecer um vínculo afetivo de compreensão e convivência entre professores(as) e alunos(as), trabalhando a inteligência emocional (Daniel Goleman), inteligência múltiplas: interpessoal e intrapessoal ( Howard Gardner ) e Teoria da Complexidade (Edgar Morin).

* Trabalhar os conflitos entre alunos, indisciplinas e casos de bulling.

* Organizar o ambiente da sala de aula priorizando o tempo pedagógico.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As avaliações deverão ser entregues até o dia 06/06 (segunda-feira), caso o professor lecione em uma mesma série em turnos diferentes, deverá elaborar provas diferenciadas para cada turma.

Os PCAs são os responsáveis pelo recebimento das avaliações: Edmíliria (turno manhã), Iletícia (turno tarde) e Valder (turno noite).

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES

  • 27/06 (segunda-feira): História e Matemática.
  • 28/06 (terça-feira): Inglês/Espanhol, Filosofia e Língua Portuguesa.
  • 30/06 (quinta-feira): Biologia, Química e Sociologia.
  • 01/07 (sexta-feira): Educação Física, Geografia e Física.

COORDENAÇÃO ESCOLAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário