terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA


A Escola de Ensino Médio Ana Facó, foi inaugurada em 27 de fevereiro de 1947, com a denominação de Grupo Escolar Ana Facó.
O seu nascimento partiu da união de alguns beberibenses como Jonas Bessa (doador do terreno), Péricles Facó (responsável pela construção do prédio) e Antônio Carlos de Queiroz Facó (fundador da escola).
Após a inauguração do Grupo Escolar, Antônio Carlos fez duas exigências:
A primeira que o prédio escolar recebesse o nome de sua irmã e a segunda que a escola fosse doada para o Estado do Ceará.
 A escola com 06 (seis) classes, 02 (dois) banheiros para alunos, 01(um) banheiro para professores, 01(uma) diretoria, 01(uma) secretaria, 01(uma) entrada para professores e visitantes e uma entrada principal para alunos, onde ficava o sino que ao tocar simbolizava início e fim das aulas.
A primeira diretora do Grupo Escolar Ana Facó foi a senhora Luiza Martins Pereira, ladeada pelas primeiras professoras: Luiza Facó, Elisa Xavier e Raimunda Zeli.
A Escola de Ensino Médio Ana Facó, possui hoje a sua Bandeira, criada pelo aluno José Monteiro de Aquino e seu Hino, cuja letra é de Éder de Oliveira Lima e música de Sávio Monteiro Cartaxo também alunos.
Há 66 anos a Escola de Ensino Médio Ana Facó segue “Educando Gerações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário