segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE

A 9ªCREDE promoveu nos dias 16 e 17 de fevereiro

o encontro do Projeto SPE

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

A 9ªCREDE promoveu nos dias 16 e 17 de fevereiro o encontro do Projeto SPE(Saúde e Prevenção nas Escolas), baseado no Guia Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares que possibilitou a aplicação das temáticas, através de oficinas.

A abertura do evento foi feita pela Supervisora do NRDES, Maria das Graças Santiago de Sousa e da Coordenadora do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) da SEDUC, professora Fátima Lucrécia e pela técnica NRDES, Francisca Menezes Azevedo, que acompanham o projeto na CREDE. Contamos também com a presença da Assistente Técnica, Temis Brandão, o Superintendente Rinaldo Costa e representantes das Secretarias de Educação e Saúde Municipais, bem como, alunos e professores das escolas estaduais de nossa abrangência.

O encontro teve como objetivo aprofundar a implantação do SPE, através de oficinas, buscando a promoção de adolescentes e jovens como protagonistas da sociedade e instituir a cultura da prevenção na vida cotidiana. A professora Fátima Lucrécia, com muita propriedade, apresentou a proposta e a importância do projeto, esclarecendo as dúvidas dos participantes, interagindo de forma prazerosa com os presentes, tendo sido um dos momentos importantes do dia, assim como, a elaboração do Plano de Ação 2011/SPE.

As oficinas foram dirigidas e trabalhadas pela Técnica, Francisca Menezes Azevedo; pelo Professor da EEM. Padre Arimatéia Diniz, Francisco Claúdio Soares, do Município de Cascavel e a Assistente Social, Janaína Mota da Rocha, representando a Secretaria de Saúde, do Município de Horizonte. Estiveram representando a Escola Ana Facó o Coordenador Prof. Alan Kardec e as alunas Mariana e Letícia do 2ºano A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário