quarta-feira, 27 de abril de 2011

COMO QUEBRAR O CICLO DA DENGUE

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/prevencao-da-dengue/#ixzz1KlcnmnSB

terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto Monitor de Turma

O Projeto Monitor desenvolvido pelo LEI em 2010, teve um grande destaque na Escola de Ensino Médio Ana Facó, sabendo-se disso o projeto continua neste ano de 2011 em grande estilo com algumas inovações.

No último dia 4 de abril, foram selecionados os monitores que irão desenvolver juntamente com as professoras do LEI esse projeto. Na ocasião foram discutidos os direcionamentos e a formação dos grupos de estudo e eixos temáticos em que os monitores irão atuar.

A partir desta data, os monitores e as professoras responsáveis desenvolveram todo o material pedagógico apoiados em mídias da educação. Ontem dia 18, houve um encontro para discussão da didática a ser aplicada na exposição dos conteúdos trabalhados no projeto.

Segue abaixo a distribuição das áreas:

ÁREA

PROFESSOR RESPONSÁVEL

MONITOR

CÓDIGOS E LINGUAGENS

LARIÇA

LUIS OTÁVIO (3º A)

LUIZ FELIPE (2º A)

JAIRO (3º B)

LAURAH (1º C)

SIMONA TYNCIA (2º B)

CIÊNCIAS DA NATUREZA

SOCORRO

MATHEUS (2º A)

ROMÁRIO (2º D)

DANIEL (2º D)

EDNA (1º D)

MAYCON (3º B)

CIÊNCIAS HUMANAS

REBECA

GELSON (2º D)

CLAUDECIANA (2º A)

HOMENAGEM AO DIA DO ÍNDIO

Uma das funções do Laboratório de Informática é contribuir com os professores, interagindo, colaborando e construindo conhecimentos de forma bem participativa.

Desta forma, nós do LEI iniciamos um projeto para homenagearmos as datas comemorativas do nosso país .Esta semana , trabalhamos a temática indígena e sua pluralidade cultural em comemoração ao Dia do Índio.

Hoje dia 19.04, atendemos nos laboratórios da escola cerca de 140 alunos dos primeiros anos dos turnos manhã e tarde. Onde foram trabalhadas pelas professoras do laboratório de informática mídias sobre questões atuais do universo indígena no Brasil.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Neste dia do ano, ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

A data foi escolhida por ser o aniversário de José Bento Monteiro Lobato. Considerado um dos principais autores infantis de todos os tempos. Antes de sua obra , a maior parte da literatura infantil se resumia a traduções do alemão e do inglês para o portugûes.

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

Aulas Práticas de Física Ministradas pelo Laboratório de Ciências

  • RADIÔMETRO E O EXPERIMENTO DE CROOKES

Foram realizadas experiências utilizando um radiômetro e fontes luminosas (lâmpadas incandescentes, fluorescentes com alunos do 3º ano D.

  • CENTRO DE GRAVIDADE

Foram realizadas aulas práticas com os alunos do 3º ano C, para a determinação e estudo aplicativos do centro de gravidade de vários corpos, inclusive de seres humanos.

  • AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA OBF E OBA.